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Lojas virtuais mitos e verdades

10 Mitos e Verdades sobre Lojas Virtuais

Mitos e Verdades sobre Lojas Virtuais. Conheça aqui os mitos e verdades sobre Loja Virtual, e entenda se sua marca já esta pronta para iniciar neste mercado.

A maioria dos empreendedores iniciam sua trajetória no mundo digital, é natural criar a expectativa equivocada em relação ao sucesso de uma Loja Virtual, e ainda também perdem tempo, dinheiro e energia desnecessariamente.
  

Portanto, o cenário “nu e cru” do mercado de e-commerce é o seguinte:

1) Assim como em uma loja física, uma loja virtual, depende da visitação (tráfego), pois sem o mesmo, dificilmente venderá o suficiente para manter a operação.

2) Somente o fato de ter uma Loja Virtual, não garante que vai receber pedidos facilmente, pois dependemos do tráfego.

3) Uma Loja Virtual bem-sucedida, sempre dedica orçamento para campanhas de divulgação, para gerar tráfego de visitação na loja.

4) É imprescindível provisionar uma generosa verba de divulgação, pois sem a mesma, dificilmente conseguirá impulsionar vendas.

5) É importante analisar se seu produto/serviço tem qualidade suficiente para concorrer com os grandes “players” do mercado.

6) Na internet a disputa por preço é bem maior que no comércio físico, e consequentemente a margem de lucro é menor, ou seja, é preciso analisar se tem fôlego e margem, para entrar nesta batalha.

7) Uma loja virtual dá trabalho! não é somente contratar uma plataforma e esperar o dinheiro entrar, toda loja precisa de empenho e tempo (pelo menos 1/2 horário de 1 pessoa) para execução de:

– Cadastro de Produtos
– Manutenção do cadastro de produtos
– Atualização de valores
– Controle de estoque
– Gestão de Pedidos
– Criação de Promoções
– Embalagem
– Logística com os Correios
– Atendimento pré/pós-venda
– Emissão de Nota Fiscal
– Controle de Impostos
– Análise de Risco de vendas
– Gestão de troca e devoluções
– Entre muito outros …


8) Não ter o perfil necessário pode ser um grande problema! Empreendedores considerados analógicos (não gostam de tecnologia), dependerão o tempo todo de terceiros, e isto vai custar caro, além de perderem a rédea da operação do negócio.

9) Você Sabia que vender online pode ter risco de “charge-back”? Isto ocorre quando por má fé do dono do cartão de crédito ou roubo de dados, um pagamento previamente aprovado, seja cancelado posteriormente por fraude, e neste caso, todo o prejuízo é do lojista.

10) Estava pensando em vender sem estoque próprio? Muito cuidado com esta operação, pois na prática ela pode não funcionar como na teoria, e o cumprimento do prazo de entrega, é crucial para o sucesso de uma Loja Virtual.

  

Mas se você ou sua marca já tenha uma notoriedade no mercado digital, trará tráfego facilmente para a loja, e o caminho de divulgação necessário é bem menor (ou até inexistente), e somente isto, é 50% do sucesso da Loja Online.

E ainda caso já tenha uma operação com Loja Física de sucesso, e quer uma Loja Virtual apenas para abrir um novo canal de vendas, e para aliviar sua logística de vendas, também é uma ótima escolha.


Mas se acha que não está preparado, oferecemos uma opção alternativa de menor esforço e riscos: monte somente um sites de alta conversão para divulgação do produto ou serviço, e faça vendas informais através de redes sociais e aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, e somente depois que maturar suas vendas, faça o upgrade natural e sem risco para uma Loja Virtual.

Um site normal não exige todo o trabalho que uma Loja Virtual, e vai repassar mais credibilidade e profissionalismo, e isto certamente vai amparar e impulsionar suas vendas.

Ainda existe possibilidade de realizar integração do site com um número de WhatsApp, para que o atendimento e fechamento do pedido possa ser realizando em tempo real no próprio site.

O módulo de Loja Virtual poderá ser incluído com facilidade (e a qualquer momento) no site existente, o que permite a subida “degrau a degrau”, sem falsas expectativas.

    
Leitura recomendada:

* Sites de alta conversão
* O que é SEO?

Conheças alguns números:

* Mitos e Verdades sobre Lojas Virtuais, números do mercado de E-commerce

Ajuda? Iniciar WhatsApp