Saiba agora 10 mitos e verdades comuns sobre lojas virtuais

Mitos e Verdades sobre Lojas Virtuais. Conheça aqui os mitos e verdades sobre Loja Virtual, e entenda se sua marca já esta pronta para iniciar neste mercado.

Quando a maioria dos empreendedores inicia sua trajetória no mundo digital, é natural criar a expectativa equivocada em relação ao sucesso de uma Loja Virtual, e ainda também perdem tempo, dinheiro e energia desnecessariamente.

O cenário “nu e cru” de uma Loja Virtual é:

1) Em primeiro lugar, assim como em uma loja física, uma loja virtual, depende da visitação (tráfego), pois sem o mesmo, dificilmente venderá o suficiente para manter a operação.

2) Em outras palavras, somente o fato de ter uma Loja Virtual, não vai garantir que vai vender facilmente, pois dependemos do tráfego. Seria como uma loja no mundo físico em um ponto ruim para melhor exemplificar.

3) Portanto, uma Loja Virtual bem-sucedida, sempre dedica orçamento para campanhas de divulgação, para gerar tráfego de visitação na loja.

4) Além disso, é imprescindível provisionar uma generosa verba de divulgação, pois sem a mesma, dificilmente conseguirá impulsionar vendas.

5) É importante inicialmente, também analisar seu produto/serviço e entender por exemplo, se ele tem capacidade suficiente para competir com os grandes “players” do mercado.

6) Na internet a disputa por preço é bem maior que no comércio físico, e consequentemente a margem de lucro é menor, ou seja, é preciso analisar acima de tudo se tem fôlego e margem para entrar nesta batalha isso é mais importante do que definir por exemplo uma plataforma para suas vendas.

7) Uma loja virtual dá trabalho! Em outras palavras, não é somente contratar uma plataforma e esperar o dinheiro entrar, toda loja precisa de empenho e dedicação de tempo (pelo menos 1/2 horário de 1 pessoa) para garantir o fluxo de sua operação e atender diariamente os seguintes processos:

– Cadastro de Produtos
– Manutenção do cadastro de produtos
– Atualização de valores
– Controle de estoque
– Gestão de Pedidos
– Criação de Promoções
– Embalagem
– Logística com os Correios
– Atendimento pré/pós-venda
– Emissão de Nota Fiscal
– Controle de Impostos
– Análise de Risco de vendas
– Gestão de troca e devoluções
– Entre muito outros …


8) Além disso, não ter o perfil necessário pode ser um grande problema!  Em suma, empreendedores considerados analógicos (não gostam de tecnologia), dependerão o tempo todo de terceiros, e isto vai ter custo, além de perderem a rédea da operação do negócio.


9) Você Sabia que vender online pode ter risco de “charge-back”? Isto ocorre quando por má-fé do dono do cartão de crédito ou roubo de dados, um pagamento previamente aprovado, seja cancelado posteriormente por fraude, e neste caso, todo o prejuízo é do lojista.

Existem exceções, saiba quais:

Mas no caso de você ou sua marca já ter notoriedade no mercado digital, a missão de trazer tráfego facilmente para a loja, e o caminho de divulgação necessário é bem menor (ou até inexistente), e somente isto, já garante 50% do sucesso da Loja virtual.

E ainda caso já tenha uma operação com Loja Física de sucesso, e quer uma Loja Virtual apenas para abrir um novo canal de vendas, e para aliviar sua logística de vendas por exemplo, também é uma ótima escolha.

Não tenho o perfil, tenho outra escolha?

Se após ler esta matéria você pensa que não está preparado para uma loja, mas ainda assim quer estar presente na internet, dispomos de uma opção alternativa e de menor esforço e riscos: um Site de Alta Conversão.

Um site de Alta Conversão irá ajudar na apresentação da sua empresa, produto ou serviço, e amparar suas vendas através de redes sociais e aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, e trazer experiência digital, para no futuro, realizar upgrade natural (e sem risco) para uma Loja Virtual.

Ou seja, um site normal não exige todo o trabalho que uma Loja Virtual, e vai repassar mais credibilidade e profissionalismo que somente uma rede social, e isto certamente vai amparar e impulsionar suas vendas.

E, além disso, existe possibilidade de realizar integração do site com um número de WhatsApp, para que o atendimento e fechamento do pedido possa ser realizando em tempo real no próprio site.

Resumindo, escolha e entenda o momento certo para ter uma loja virtual, pois a mesma pode ser habilitada no site a qualquer momento, o que permite a subida “degrau a degrau”, sem falsas expectativas.

Leitura recomendada:

* Sites de alta conversão
* O que é SEO?
* Taxas dos principais meios de pagamentos

Postagens Recentes

  • Marketing

Como o retargeting pode aumentar a conversão de suas Landing Pages

Como usar o retargeting para aumentar a conversão de suas Landing Pages Aumente suas conversões…

  • Tecnologia

Melhorando o Desempenho e a Segurança do Seu Site: Guia sobre CDNs

O que é CDN e para que serve? Mas o que é CDN e para…